Data: 04/08/2021
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Perguntas Frequente para Cadastro da Doação dos Crédito da Nota Fiscal Paulista (Site e APP)
1. Como fazer o cadastro no sistema NFP?
2. Esqueci a senha ou e-mail o que devo fazer?
3. Quais os principais motivos para o bloqueio de senha?
4. Quais documentos preciso levar para o desbloqueio?
5. Como realizar a doação automática dos créditos da NFP para a AMA?
6. Como realizar o primeiro resgate dos valores que tenho na minha NFP?
7. Por que é importante realizar o primeiro resgate dos créditos da NFP?
8. Como são calculados os créditos dos cupons fiscais que serão enviados para a entidade social?
1 – Como fazer o cadastro no sistema NFP? (SITE)
● Acesse o site oficial da NFP;
● Clique em “Cadastre-se”; antes, escolha se é pessoa jurídica ou pessoa física;
● Coloque as informações que a Secretaria da Fazenda pedir;
● Escolha uma senha.
● Confirme todas as informações que a Secretaria da Fazenda vai solicitar
● Caso não consiga confirmar os dados de confiabilidade, sua senha irá “Bloquear”, não se preocupe, pois isso é um método de segurança dos seus dados. Abaixo você pode conferir os motivos do bloqueio e como desbloquear
Como fazer o cadastro no App da NFP? (APP)
● Abra o App e clique em “Registre sua conta”
● Coloque as informações que a Secretaria da Fazenda pedir;
● Escolha uma senha.
● Confirme todas as informações que a Secretaria da Fazenda vai solicitar
● Caso não consiga confirmar os dados de confiabilidade, sua senha irá “Bloquear”, não se preocupe, pois isso é um método de segurança dos seus dados. Abaixo você pode conferir os motivos do bloqueio e como desbloquear
2 – Esqueci a senha ou e-mail o que devo fazer? (Site e APP) Acesse o site da Nota Fiscal Paulista.
○ Clique em “Esqueci minha senha”
○ Digite o CPF/CNPJ do consumidor
○ Toque em “ok”
○ Utilize as funções disponíveis, sugerimos que utilize as funcionalidades na ordem:
■ Envio de frase para lembrar a senha (por e-mail).
■ Envio de endereço de página para cadastramento de nova senha (por e-mail)
■ E por último a opção “Recadastrar”, que sugerimos ser utilizada em último caso, por exemplo, se o consumidor esqueceu a senha e mudou o e-mail. Pois requer envio de correspondência ou comparecimento ao Procon, Poupatempo ou Secretaria da Fazenda para desbloquear a senha, conforme guia: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/Paginas/Guia-Desbloqueio-de-Senha.aspx
Alternativamente, o consumidor que tiver certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) pode acessar utilizando o certificado digital. A opção de acessar o sistema com certificado digital apenas está disponível através do site do Programa, uma vez que há a necessidade de leitura do Certificado Digital pelo computador.
A terceira e última alternativa deve ser usada se ambas as anteriores não funcionarem. Neste caso você precisará ir pessoalmente a uma unidade de atendimento do governo de São Paulo que como indicado acima poderá ser uma unidade do Poupatempo, Procom ou da Secretaria da Fazenda que é o órgão responsável pela Nota Fiscal Paulista.
3 – Quais os principais motivos para o bloqueio de senha? (Site e APP)
● Quando ao se cadastrar não atinge a pontuação mínima (3 pontos) no “Termômetro de confiabilidade”;
● Recadastramento a pedido do usuário (normalmente devido ao esquecimento de senha);
● Várias tentativas de transferências de crédito sem sucesso;
● Saldo disponível já elevado no ato do cadastramento;
● Bloqueio realizado em caso de suspeita de fraude.
4 – Quais documentos preciso levar para o desbloqueio? (Site e APP)
A documentação que precisa ser levada para liberar senha do primeiro cadastro, ou caso a pessoa não atinja a pontuação mínima de 3 pontos no “Termômetro de confiabilidade” ou recadastro (O processo abaixo é custeado pela a AMA):
Documentação para desbloqueio de senha:
○ Cópia do CPF e RG
○ Requerimento preenchido e assinado (O requerimento é encontrado no final do processo de cadastro ou recadastro.
○ Ir ao cartório para fazer reconhecimento de firma
○ A senha é enviada no e-mail que foi inserido no cadastro
5- Como realizar a doação automática dos créditos da NFP para a AMA? (SITE)
Acessar o sistema como consumidor
● Clicar em Entidades > Doação de Cupons Com CPF (Automática)
● Ler a mensagem a respeito da doação automática que informa sobre o início e prazo de validade da doação, além de outras informações importantes.
● Clicar em “pesquisar”
● Digitar o CNPJ da entidade social ou utilizar as opções de busca por município ou área
● Clicar em “Pesquisar”
● Selecionar a entidade, clicando no círculo do lado esquerdo dos dados da entidade
● Clicar em “Voltar”
● Clicar em “Confirmar Doação Automática”
● Aparecerá a mensagem: “Doação automática registrada. (Pressione ESC para fechar mensagem)”
● Clicar em “Ok” ou pressionar “ESC” no teclado.
Como realizar a doação automática dos créditos da NFP pelo APP para a AMA? (APP)
Acesse o App com seu login e senha:
● Clique “Doação de Cupons Com CPF” (Automática)
● Ler a mensagem a respeito da doação automática que informa sobre o início e prazo de validade da doação, além de outras informações importantes.
● Clicar em “pesquisar”
● Digitar o CNPJ da AMA 52.802.295/0001/13
● Selecionar a entidade, clicando na estrela do lado direito dos dados da entidade
● Clicar em “Confirmar Doação Automática”
● Aparecerá a mensagem: “Doação automática registrada”
● Clicar em “OK”.
6 – Como realizar o primeiro resgate dos valores que tenho na minha NFP? (SITE)
Para efetivar a doação de NFP, é preciso realizar o primeiro resgate.
● Acesse sua conta – https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/Inicio.aspx
● Passe o cursor do mouse em ”Conta Corrente” e clique em utilizar crédito
● Selecione sua conta, digite seus dados bancários e confirme
Como realizar o primeiro resgate dos valores que tenho na minha NFP pelo APP? (APP)
Para efetivar a doação de NFP, é preciso realizar o primeiro resgate.
● Abra o App e acesse sua conta
● Clique nas 3 barrinhas superior do lado esquerdo para abrir o Menu
● Clique em “$ Extrato” localizado no Menu
● Clique no botão com símbolo do cifrão “$”
● Selecione o tipo de sua conta pessoal (Conta corrente ou Poupança)
● Digite o valor do crédito que está disponível em sua conta
● Selecione sua conta, digite seus dados bancários
● Clique em “Transferir”
● Confirme e pronto
7 – Por que é importante realizar o primeiro resgate dos créditos da NFP? (Site e APP)
As doações dos créditos da sua nota fiscal paulista são contabilizadas apenas após o primeiro resgate dos créditos para a sua conta pessoal (corrente ou poupança).
8 – Como são calculados os créditos dos cupons fiscais que serão enviados para a entidade social? (Site e APP)
Do valor recolhido mensalmente de cada estabelecimento comercial referente ao ICMS, dependendo da atividade econômica desse estabelecimento, será devolvida uma porcentagem desse imposto, a ser distribuído entre as pessoas Físicas e as Entidades. Por exemplo, se o estabelecimento comercial for um açougue ou livraria, 30% do valor recolhido pelo estabelecimento comercial serão devolvidos.
Do valor total que será devolvido pela Nota Fiscal Paulista, 60% serão reservados exclusivamente para as Entidades Assistenciais, que receberão créditos proporcionais aos cupons relativos às suas compras próprias ou recebidos em doação daquele estabelecimento.
É importante ressaltar que o crédito atribuído para cada cupom fiscal para as Entidades não é uma porcentagem do valor do cupom, e sim uma proporção do valor reservado para as Entidades que considera o valor do cupom fiscal em relação ao valor total dos cupons atribuídos às entidades. Com a nova sistemática, o crédito para a Entidade de um cupom fiscal pode ser significativamente maior que o valor do próprio cupom chegando em um valor de até 250,00 por cupom.