Data: 12/05/2020
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Plano de Apoio Remoto e Emergencial para pais em quarentena – Fase Presencial
DATA: 12/05/2020
Complemento ao “Plano de Apoio Remoto e Emergencial para pais em quarentena” destinado aos pais em maior dificuldade.
Diante do atual cenário em que a quarentena tem sido prorrogada e não há nenhum sinal por parte do Governo de que ela cessará em curto prazo, a AMA desenvolveu um projeto piloto de apoio remoto e emergencial às famílias assistidas, que chamamos de “Plano de Apoio Remoto e Emergencial para famílias em quarentena”. A partir do “Plano de Apoio Remoto e Emergencial“, nos organizamos para atender presencialmente a família que encontrar dificuldades em lidar com os comportamentos apresentados pelo assistido em casa.
Como todos sabem, a pandemia é um problema muito sério e por isso trabalharemos com vagas, infelizmente, limitadas. A instituição fixará os critérios de seleção e prioridade, por isso é muito importante responder o questionário explicando claramente as suas dúvidas, porque as mais frequentes serão respondidas por escrito ou por meio de filmes disponibilizados em nosso site. Informamos também que iremos disponibilizar máscaras descartáveis e álcool em gel na entrada para garantir a segurança do responsável e do assistido que estiverem em atendimento. O prazo para envio do questionário respondido é até o dia 14/05/2020 (quinta-feira).
1. Seleção do assistido para o atendimento
Todos os pais receberão um questionário por e-mail, que deverá ser respondido com a maior clareza e detalhamento possíveis. Caso a família não queira o atendimento presencial, ela deverá escrever no questionário. Ex.: “Eu não quero o atendimento presencial”. Em seguida, o questionário será analisado pela coordenação que, no caso da escolha pelo atendimento presencial, verificará a possibilidade de vaga para um pronto atendimento, a partir dos critérios de gravidade e urgência dos casos. Após esta verificação, a coordenadora da unidade entrará em contato com o responsável informando os dias de atendimento.
2. Atendimento emergencial presencial
Consistirá em dois encontros de 4 horas que deverão ocorrer dentro de uma mesma semana. O atendimento será oferecido ao assistido e ao responsável.
Assistido: Primeiro e segundo dia: Trabalhará com os objetivos do PETI, seguindo o rodízio do dia.
Responsável: Ao chegar, será recebido pelo supervisor. Primeiro dia dividido em 3 partes: 1 – Verificação se o responsável assistiu aos vídeos, discussão sobre o conteúdo com o supervisor, caso o responsável queira assistir novamente o conteúdo, o mesmo será disponibilizado. Caso o responsável não tenha assistido aos vídeos, o supervisor e/ou o coordenador assistirão juntos com o responsável. Durante os vídeos haverá momentos de explicação e conversa sobre o conteúdo. 2 – Em um segundo momento do dia, o responsável compartilhará as dificuldades que ele vem encontrando com o assistido em casa. Neste momento, o supervisor orientará o responsável sobre o que fazer e como fazer. 3 – O responsável observará o atendimento durante 40 minutos. Após a observação, o supervisor conversará com o responsável sobre a observação.
Segundo dia: 1 – O supervisor ouvirá o responsável sobre o ocorrido após as orientações dadas na última reunião. Se necessário, serão feitos ajustes para a continuação do trabalho. 2 – O supervisor treinará junto com o responsável a aplicação de 2 programas a serem aplicados em casa. 3 – O responsável aplicará os programas na supervisão do supervisor. 4 – No fim do dia, o supervisor sentará junto com o responsável e juntos organizarão a rotina para a aplicação dos programas em casa.
3. Atendimento à distância
O supervisor acompanhará à distância, por vídeo conferência ou telefone, o que foi programado com o responsável. Caso o responsável sinta a necessidade de um auxílio presencial, o processo poderá ser iniciado novamente.
Plano de Apoio Remoto e Emergencial para pais em quarentena DATA: 20/04/2020
Diante do atual cenário em que a quarentena tem sido prorrogada e não há nenhum sinal por parte do Governo de que ela cessará em curto prazo, a AMA está desenvolvendo um projeto piloto de apoio remoto e emergencial às famílias assistidas, que chamamos de “Plano de Apoio Remoto e Emergencial para famílias em quarentena”.
O objetivo deste Plano é amenizar os prejuízos da interrupção dos atendimentos presenciais de modo a proporcionar aos pais ferramentas para convivência no lar, ensinando-os a fazer o manejo do próprio filho, de acordo com a metodologia aplicada na AMA. Não é um projeto fácil de ser executado, mas vamos fazer todo o possível para que ele seja um sucesso.
O dividimos em quatro fases que listamos abaixo:
Fase 1 – Acesso gratuito dos pais aos 03 módulos do Curso SETA On-line.
Nesta fase disponibilizaremos o acesso gratuito aos 03 módulos do curso online do Sistema Educacional e Terapêutico da AMA (SETA), por um período de 09 dias corridos (20 a 29/04).
Os pais serão instruídos a assistir os cursos e anotar as dúvidas. É importantíssimo que os pais consigam assistir integralmente os 3 módulos. Depois de ter assistido, o pai poderá entrar em contato com sua respectiva supervisora, que está de plantão na unidade, e tirar dúvidas a respeito do conteúdo dos cursos. As supervisoras estarão de plantão e atenderão os pais conforme a organização a seguir:
Unidade Cambuci:
Setor Luis Gama – Renata Pessoa – e-mail: [email protected]
Setor Lavapés – Renata Cristina – e-mail: [email protected]
Setor Teodureto – Yasmyn Silva – e-mail: [email protected]
Unidade Parelheiros:
Salas: 4, 6, 7, 8 e 10 – Jossiara – e-mail: jossiarasantos @ama.org.br
Salas: 1, 2, 3, 5 e 11 – Sandra – e-mail: [email protected]
Residência e Oficinas – Adriana – e-mail: [email protected]
Pinel:
Gismone – salas: 4 e 6 – e-mail: [email protected]
Graziela – salas: 2 e 5 – e-mail: [email protected]
Tiago – salas: 1 e 3 – e-mail: [email protected]
Para os pais que não tiverem condições de assistirem os vídeos de suas casas, a AMA disponibilizará sua infraestrutura. A supervisora de turno/sala do seu filho(a) será a profissional de referência para o esclarecimento de dúvidas, desde o cadastro no site ao conteúdo do curso.
Importante: Como estes cursos estão hospedados em um sistema de controle de venda, os pais que quiserem assistir os módulos terão que simular uma compra.
Atenção pois não é para fazer o pagamento, então siga o passo a passo abaixo:
1. Acesse o site www.ama.org.br
2. Clique na aba Loja Virtual e, em seguida, em Cursos Online.
3. Depois, clique no botão Comprar existente nos três módulos e verifique se eles foram adicionados no carrinho de compras.
4. Agora clique em Finalizar Compra para que seja aberto o formulário.
5. Preencha o formulário com seus dados e selecione como forma de pagamento Moip Wirecard.
6. Clique novamente em Finalizar Compra para que o pedido seja processado.
7. ESTE É UM CURSO OFERECIDO GRATUITAMENTE AOS PAIS, PORTANTO, NÃO EFETUE O PAGAMENTO DE FORMA ALGUMA. Nossos funcionários darão baixa e autorizarão o acesso de todos os pais com a matrícula ativa na AMA. Após a verificação das informações e a liberação do acesso, enviaremos um e-mail com as instruções de acesso ao conteúdo.
Fase 2 – Contato para o esclarecimento de dúvidas e proposição de atividades de vida diária (AVDs) com modelos de referência.
Nesta fase os supervisores entrarão em contato com os pais que não entraram em contato na fase 1 para saber se eles assistiram ao curso e se eles têm alguma dúvida.
Também entrarão em contato com os pais que já tiveram suas dúvidas esclarecidas, para propor atividades de vida diária, como lavar mãos, escovar os dentes, brincar, arrumar a cama, entre outros, para que o pai execute seguindo a metodologia transmitida pelos cursos on-line.
Como modelo a AMA mandará vídeos curtos produzidos pelos próprios profissionais demonstrando a realização de cada atividade.
Essa fase acontecerá a partir de 29/04 até 04/05.
Fase 3 – Reunião de Acompanhamento, Devolutiva e Orientação aos pais.
Na fase 3 o supervisor agendará uma reunião com os pais, que deverá ser realizada via aplicativo (zoom ou Teams) para dar um feedback do que ele viu e dar orientações.
Depois de conversar com os pais, os supervisores pedirão paras que eles assistam ao vídeo novamente, repetindo o processo descrito nesta fase.
Esta fase acontecerá a partir do dia 04/05.
Fase 4 – Capacitação e apresentação do Plano Educacional e Terapêutico Individualizado (PETI).
A meta é de capacitar os pais, ensiná-los a executar as atividades com os filhos e depois que eles tiverem sido devidamente treinados, disponibilizar as atividades previstas no Plano Educacional e Terapêutico Individualizado (PETI). Esta fase não tem data de início prevista, pois dependerá do desempenho individual de cada responsável.