A AMA sempre foi comprometida com pesquisas, intercâmbios e parcerias para a escolha dos melhores métodos de tratamento para seus assistidos. No entanto, da mesma forma que ela teve que lidar com uma dramática carência de informações e recursos no início de sua história, em meados da década de 1980, ela sabe que muitas instituições e pais sofrem até hoje com a ausência de serviços e uma formação de qualidade no Brasil. Uma das formas pela qual a AMA tenta combater esse problema é o oferecimento de cursos que têm o objetivo de compartilhar seus conhecimentos e experiências com todos. Não é à toa que “Promover e incentivar pesquisas sobre o autismo, difundindo o conhecimento acumulado” faça parte de sua missão.
Cursos oferecidos pela AMA:
Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R)
Descrição: O PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) é um instrumento de avaliação voltado para crianças, entre 1 e 12 anos, com autismo e transtornos correlatos da comunicação. Este instrumento nos auxilia na compreensão e descrição de padrões irregulares de aprendizado e comportamentos que podem comprometê-lo, fornecendo informações valiosas para elaboração de um planejamento psicoeducacional individualizado.
As dimensões avaliadas são: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, coordenação visomotora, percepção, imitação, performance cognitiva e cognição verbal (escala de Desenvolvimento); e as áreas de relacionamento são afeto, brincar e interesse por materiais, respostas sensoriais e linguagem (escala de Comportamento).
O curso é dividido em dois momentos: a primeira parte é essencialmente teórica. Nela apresentamos os conceitos e fundamentos da avaliação PEP-R (Perfil Psicoeducacional revisado). Já a segunda parte é centrada na prática. Neste momento, o aluno aprende a aplicar a avaliação e a mensurar os dados para confecção de relatórios e programas educacionais.
Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento social e cognitivo de pessoas com TEA
Descrição: Ao longo deste curso, discutiremos as peculiaridades do brincar e do jogar para pessoas com autismo de todas as idades, de forma a abordar os benefícios e desafios dessa proposta. Além disso, proporemos estratégias para o uso bem-sucedido de atividades lúdicas com o objetivo de promover o desenvolvimento destes sujeitos. Por fim, forneceremos exemplos de brincadeiras e jogos particularmente interessantes neste contexto, juntamente com ideias de adaptação e confecção de brinquedos e jogos que apresentem características que favoreçam o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.
Atividade física baseada no método TEACCH para pessoas com TEA
Descrição: Este curso tem como objetivo ensinar as atividades e exercícios realizados diariamente na AMA, que articulam a fisioterapia e a atividade física para o desenvolvimento psicomotor de pessoas com autismo. Essas atividades têm como base o reconhecido Método TEACCH. Este é um curso teórico e prático que ensina a estruturar e montar as aulas, assim como fazer uma avaliação física e confeccionar os materiais necessários.
Alfabetização Fonética e Matemática para crianças com TEA
Descrição: Este curso apresenta contribuições importantes ao período preparatório do aprendizado da leitura, da escrita e da matemática por meio da utilização de Materiais Montessorianos.
O curso é composto por três partes:
Na primeira parte são apresentados os procedimentos de uso dos materiais sensoriais Montessorianos referentes ao período preparatório da leitura e da escrita.
Na segunda parte são demonstrados, de forma detalhada, os passos para a alfabetização.
Na terceira parte são ensinadas técnicas e conceitos para o desenvolvimento da matemática.
Este curso promove, de forma teórica e prática, uma base indispensável ao aprendizado de crianças com Autismo Leve e Síndrome de Asperger.
Protocolo de Segurança em Crises Agressivas (PSCA)
Descrição: Este curso ensina técnicas para o gerenciamento de intervenções em situações de crise agressiva. Ele é um método baseado em programas consagrados praticados nos Estados Unidos e tem como objetivo promover a máxima segurança no caso de intervenções físicas emergenciais; de modo a proteger, tanto o assistido que enfrenta dificuldades comportamentais, quanto os familiares, cuidadores ou profissionais que o atendam.
Avaliação de habilidades fundamentais para pessoas com deficiência: Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, X-frágil e Deficiência intelectual.
Descrição: A Avaliação de Habilidades Fundamentais (AHF) é um instrumento de avaliação baseado na Core Skills Assessment (CSA) do NECC. Ela identifica 6 áreas do desenvolvimento (pré-acadêmica; comunicação; habilidades sociais; autocuidado, saúde, segurança e brincar; educação física e comunidade) e 41 habilidades.
O curso proporcionará, a quem trabalha com pessoas com deficiência, um instrumento de avaliação simples, rápido e extremamente relevante para seleção de objetivos individualizados, assim como para o redirecionamento do olhar dos pais para habilidades significativas para o desenvolvimento de seus filhos.
Relation Play – Jogo da Relação
Descrição: O Relation Play ou “Jogo das Relações” foi desenvolvido na Inglaterra, por Veronica Sherbone. É uma técnica que consiste numa série de movimentos e jogos que promovem a comunicação, o autoconhecimento, a autoconfiança e a capacidade de relacionamento com o meio ambiente e com outras pessoas. Aplica-se praticamente a todas as idades, mas assume um maior relevo em crianças com necessidades especiais, sobretudo para pessoas com autismo.
Protocolo de tratamento para problemas de comportamento (PTPC)
Descrição: O curso tem como objetivo apresentar o Protocolo de Tratamento de Problemas de Comportamento da AMA. Neste curso apresentaremos como identificar, tratar e acompanhar o problema de comportamento. O Protocolo de Tratamento de Problemas de Comportamento da AMA está baseado nas evidências científicas publicadas nos principais periódicos de autismo sobre estratégias efetivas para tratar os problemas de comportamento de pessoas com autismo de forma respeitosa.
Como ensinar Atividades de Cuidado Pessoal para pessoas com TEA
Descrição: Atividades de Cuidado Pessoal ou Autocuidado referem-se às atividades do dia a dia, envolvidas nos cuidados pessoais, tais como escovar os dentes, usar o banheiro, vestir-se, alimentar-se, etc. O indivíduo ao dominar as suas necessidades básicas de forma independente melhora suas possibilidades de inclusão social, participando mais ativamente do ambiente em que vive. Este curso propõe estruturas que auxiliem no treinamento/aprendizado das habilidades necessárias.
Curso Sistema Educacional e Terapêutico da AMA
Descrição: Este curso é um treinamento intensivo e ao mesmo tempo abrangente, ministrado por nossos especialistas, sobre os fundamentos teóricos e práticos da proposta educacional e terapêutica da AMA. Neste curso, o profissional conhecerá os métodos e técnicas que fundamentam o trabalho cotidiano na associação e que nos tornaram a maior referência brasileira no tratamento do autismo.